Capacitação Municipal para funcionários do SUAS - Sistema Único de Assistência Social

Fonte: Secretaria Municipal de Assistência Social
25/03/2019 às 09h26

No dia 12 de março aconteceu na sede da Secretaria de Assistência Social a Capacitação Municipal para os funcionários da Assistência Social de Ibipitanga.

Com tais temas:

- Histórico da assistência social no brasil e os marcos legais no Município;

- Cadastro único e benefícios;

- Equipe técnica de referência;

- Proteção social básica com: Proteção e Atenção Integral a Família – PAIF e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo – SCVF;

- Ações socioeducativas;

- Ética e sigilo profissional;

- Benefícios eventuais;

- Elaboração de documentos social;

- Projeto Reconstruindo Pontes Itaú Social;

- SUAS e Programa Criança Feliz.

OBJETIVO GERAL

Garantir a proteção social de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade ou risco social, por meio de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

» Garantir acesso a renda à população em situação pobreza ou extrema pobreza, à população idosa e às pessoas em situação de deficiência sem condições de manter o seu próprio sustento ou serem mantidos por suas famílias.

» Oferecer apoio para prevenção e superação de situações de fragilidade de relacionamentos familiares, sociais e comunitários, como consequência de situações de violação de direitos, tais como violência, abandono e negligência.

» Oferecer proteção em situações de extremo risco, como calamidades públicas.

» Ofertar serviços de acolhimento à população que está sem lar temporário ou permanentemente.

» Facilitar o acesso das pessoas atendidas no SUAS aos serviços das demais políticas setoriais, estabelecendo parcerias e articulações.

» Atuar na mobilização e conscientização das comunidades no território.