Ibipitanga Reforça o Combate a Dengue, Zica e Chikugunya

01/04/2019 às 10h54

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira (29), 07 kits para auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikugunya. Os kits foram entregues pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através da Base Regional de Saúde, serão utilizados pelos agentes de combate às endemias de Ibipitanga.

Os materiais e equipamentos recebidos são padronizados pelo Ministério da Saúde. Cada kit é composto por 26 itens, como pesca larva, pipetas de vidro, tubos de ensaio, álcool, esponja, lanterna de LED recarregável, bacia plástica, bandeira sinalizadora, dentre outros materiais.

A distribuição foi feita durante reunião, que contou com as presenças dos Técnicos da SESAB, Índio Mafra Vilas-Boas, Soraia Pereira Bezerra, a Secretária Municipal de Saúde Magda Macedo, o Coordenador da Vigilância Epidemiológica Kleber Araújo, Técnico da vigilância Eduardo Nonato e também os agentes de combate às endemias. Foi destacada uma estratégia agressiva de combate ao mosquito e controle dos agravos em ação conjunta do poder público e sociedade civil em geral, considerando que mais de 80% dos focos estão dentro das casas e estabelecimentos comerciais.

As ações integradas de eliminação do mosquito acontecem durante todo ano, porém precisamos intensifica-las nos períodos chuvosos. O perigo aumentou e a responsabilidade de todos também. O combate ao Aedes Aegypti começa em casa, façam sua parte.

Secretaria Municipal de saúde de Ibipitanga agradece.