Operação Margem Limpa: Secretarias de Meio Ambiente (Ibipitanga e Macaúbas) Fiscalizam as Margens do Rio Paramirim

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente
01/04/2019 às 10h40

Diante de algumas denúncias a esta Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ibipitanga, bem como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Macaúbas, os dois órgãos municipais se uniram numa operação denominada “Margem Limpa”. Com a participação da Secretaria de Meio Ambiente de Ibipitanga, o Técnico Jefferson, o Secretário Interino e Coordenador da Defesa Civil Cristiano S. Beú e o funcionário Trajano. Participações dos técnicos de Macaúbas, Ana Flavia, Veronica, Jobijander e o técnico e Coordenador da Defesa de Macaúbas Gileno Neto. Onde constatou a presença de vários animais, confinados próximos à margens rio Paramirim, na divisa entre Ibipitanga e Macaúbas, diante disso, foram notificados alguns proprietários de chiqueiros e currais, que estavam em desacordo com o Novo Código Florestal nº 12.651/12 e a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98.

A partir da notificação, foi transmitido aos proprietários de animais, dos riscos causados com a presença deles próximos as margens, com o despejo de dejetos, risco de afogamento dos animais, pela proximidade do rio, pisoteamento, assoreamento e compactação do solo, tendo em vista que grande área de faixas marginais estão bastante degradada com a ação do homem.